CS 305 - Redes de Convergência

Professores:
Hermes Renato Hildebrand, 
José Armando Valente e
Daniel Paz de Araújo

Semestre: 1o semestre de 2016
Horário: 3ª feira, das 14h00 às 18h00
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas (necessária)

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1. EMENTA DA DISCIPLINA E OBJETIVOS

A convergência entre o telefone, a televisão e o computador. Fundamentos tecnológicos da convergência. Fundamentos políticos e mercadológicos na área de telecomunicações. Novos paradigmas de comunicação. O contexto brasileiro e educacional. Tendências contemporâneas.

Objetivos:

A disciplina busca desenvolver os fundamentos para a compreensão do fenômeno das redes e suas características de convergência. Abordaremos conceitos relativos ao design expandido e as mídias que utilizam as redes e os ambientes locativos que caracterizam a era da computação ubíqua, pervasiva, com vistas a uma compreensão crítica e ao fomento para o desenvolvimento de soluções inovadoras da sociedade das redes em constante transformação. Para tanto, estabelece um campo de discussão interdisciplinar a partir de estudos que tratam de modo crítico a origem e desenvolvimento da estéticas tecnológicas, inteligência coletiva e gestão do conhecimento em paralelo com a revolução digital. Discutiremos sobre trabalhos e conceitos que devem informar o design dos ambientes inteligentes, fixos e móveis, tais como interação, imersão, instalação, controle, vigilância, acoplamento, prótese, mobilidade, nomadismo e robótica. A metodologia do curso envolve leitura de textos, discussões em classe, exercícios práticos, apresentação de seminários e elaboração de monografia.

2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Introdução;
  2. Redes Naturais e Simbólicas;
  3. Comunicação Mediada, Redes Sociais e Comunidades Virtuais;
  4. Tecnologias da Inteligência;
  5. Redes Tecnológicas;
  6. Cenários Políticos da Convergência;
  7. Redes Biológicas, Neurais, Logísticas, Políticas, de Marketing, Ecológicas, na Educação e no Meio Ambiente.

3. AULA A AULA - Material Disponível para Consulta

Aula 01: Apresentação da Disciplina e Conceitos sobre a Teoria das Redes na Conteporaneidade;

Aula 02: Apresentação dos grupos sobre o texto do André Parente;

Aula 03: Teoria da Comunicação. Exercício sobre Teoria da Comunicação;

Aula 04: Apresentação do Exercício sobre Teoria da Comunicação. Ler "The OnLife Manifesto" (Introdução e um 1 capítulo por grupo);

Aula 05: Apresentação do Texto "The OnLife Manifesto";

Aula 06: Conteúdo e Atividade sobre as Redes Colaborativas;

Aula 07: Apresentação das Redes Colaborativas;

Aula 08: Apresentação sobre Redes e Educação e Início da Atividade Colaborativa em Grupo sobre Rede e Educação;

Aula 09: Apresentação sobre Rede e Educação. Introdução à Netnografia. Iniciar Participação nas Redes do Projeto Final;

Aula 10: Técnicas para Extração de Dados em Redes Sociais e inicio das Atividades de Redes Sociais;

Aula 11: Apresentação das Atividade de Redes Sociais. Levantamento das Questões da Pesquisa;

Aula 12: Participar da uma Rede Selecionada para Avaliar sua Dinâmica. Introdução ao Levantamento de Dados;

Aula13:Apresentação sobre Levantamento e Aprofundamento dos Dados Levantados. Introdução à Análise dos Dados;

Aula 14: Definição da Estrutura do Relatório Final. Início da Produção do Relatório e Trabalho Final;

Aula15: Retorno do Relatório Parcial do Trabalho;

Aula16: Apresentação do Trabalho Final de Redes Colaborativas.

4. Avaliação Processual

Exercícios realizados nas aulas: 60%
Trabalho Prático Final: 40%

O material produzido será colocado no Site do Ensino Aberto

https://www.ggte.unicamp.br/ea/

5. Bibliografia

5.1. Bibliografia Básica

BACHELARD, Gaston (2008). Poética do Espaço. São Paulo: Martins Editora.
DAVIS, Douglas. Art and the future: a history - prophecy of collaboration between Science, Technology and Art. New York: Praeger Publishers, 1973.
DUARTE, Fábio, QUANDT, Carlo e SOUZA, Queila (2008). O tempo das redes. São Paulo: Perspectiva.
PARENTE, André. Enredando o pensamento: redes de transformação e subjetividade. In: Parente, A. (org.) Tramas da rede. Porto Alegre: Sulina, 2004.
FLUSSER, Vilém (2007). O mundo codificado - por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac e Naify, 2007.
GELERNTER, Mark (1995). Sources of Architectural Form: A Critical History of Western Design Theory. Manchester: Manchester University Press.
GERE, Charlie (2002). Digital Culture. London: Reaktion Books.
HOWES, David (ed.) (2005). Empire of the senses - the sensual culture reader. Oxford: Berg.
KAHN, Douglas (2001). Noise Water Meat - A history of sound in the arts. Cambridge: MIT Press.
KITTLER, Friedrich. A história dos meios de comunicação. In: Lúcia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
LEÃO, Lucia. O labirinto da hipermídia: Arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 1999.
LEÃO, Lucia (org.) (2002). Interlab. Labirintos do pensamento contemporâneo. São Paulo: Iluminuras/Fapesp.
LEVIN, Thomas Y.; FROHNE, Ursula, WEIBEL, Peter (eds.) (2002). CTRL [SPACE] -Rhetorics of Surveillance from Bentham to the Big Brother. Karlsruhe: ZKM / Massachussets: MIT Press. 
MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e idéia: dez definições. In: Lúcia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias.São Paulo: Editora SENAC, 2005.
MULDER, Arjen and BROUWER, Joke (eds) (2007). Interact or Die!‘There is drama in the networks.’. Rotterdam: V2 Publishing/NAi Publishing.
MINKER, W.; WEBER, M.; HAGRAS, H.; CALLAGAN, V.; KAMEAS, A.D. (eds.) (2009).Advanced Intelligent Environments. New York: Springer.
OKADA, Alexandra. Cartografia Cognitiva. Cuiabá: Editora KCM, 2008
RUSH, Michael. Novas Mídias na Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SANTAELLA, Lúcia (2007). Linguagens liquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus.
SANTAELLA, Lúcia. Estética: de Platão a Peirce. São Paulo: Paulus, 2008.
WERTHEIM, Margaret (2001). Uma história do espaço. De Dante à internet. Rio de Janeiro: Zahar.
ZIELINSKI, Siegfried. A arqueologia da mídia. In: Leão, Lúcia (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Ed. SENAC, 2005.

5.2. Bibliografia Adicional

BAIRON, Sérgio e PETRY, Luís C. Hipermídia. Psicanálise e história da cultura. São Paulo: Mackenzie e EDUCS, 2000.
COUCHOT, Edmond. O embarque para Cíber: mitos e realidades da arte em rede. In: Lúcia Leão. (Org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LUNENFELD, Peter e LAUREL, Brenda. Design Research: Methods and Perspectives. Cambridge. Cambridge, MA: MIT Press, 2003.
MAEDA, John. Design by Numbers. Cambridge, MA: MIT Press, 1999. 
MURRAY, Janet. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Unesp: Itaú Cultural, 2003.
POPPER, Frank (1983). Art of the eletronic age. New York: Harry N. Abrams, Inc., Publishers.ZIBEL, Carlos. Além das Formas. São Paulo: Annablume, 2010.