Aula 09 - Virtualização da Biodiversidade |
|
Conceitos: Politização das Tecnologias Politizar as novas tecnologias: impacto sócio-técnico da informação digital e genética, de Laymert Garcia dos Santos. São Paulo: Editora 34, 2003. 319 p. Resumo do Livro: O tema das novas tecnologias ocupa lugar central nos debates da contemporaneidade. O professor Laymert Garcia Santos é um pesquisador cuja obra apresenta elementos para novas reflexões. Seu livro aborda questões relativas à biodiversidade, à cultura e às artes, oferecendo argumentos para inserir tais temas nos debates políticos do cenário brasileiro. Palavras-chave tecnologias, política, comunicação e cultura. Veja mais ... Capítulo 4 - A Virtualização da Biodiversidade Laymert Garcia dos Santos - Tecno-Estética - Simpósio Emoção Art.ficial 6.0 (2012) https://www.youtube.com/watch?time_continue=2986&v=AORcassBpsI Texto de Eduardo Kac - Arte Trangênica
GFP BUNNY (coelho fluorescente) O projeto de Eduardo foi uma forma de indicar para onde estamos indo com a ciência; um estado em que a evolução das espécies deixa de ser tão perceptível e o conceito do Design Inteligente toma a frente em nossas vidas. Para os religiosos de plantão é finalmente a comprovação que isto é possível, só que desta vez, o processo veio das mãos de um laboratório na França, como deveria ser. https://www.youtube.com/watch?v=IS_5WJteCC8&feature=emb_logo ARTE GENÉTICA A bioarte é um conceito artístico que envolve a pesquisa de arte, ciência e tecnologia, utilizando-se de conhecimentos científicos e tecnológicos que envolvem desde a vida artificial até a manipulação biológica da vida. Os artistas constroem suas obras utilizando técnicas e conceitos que há muito tempo eram exclusivos da ciência. Os avanços científicos despertaram o interesse de artistas em criar obras com o suporte dos últimos progressos da biotecnologia, pois a engenharia genética e entre outras descobertas da biologia iniciaram uma forma nova de compreender a vida. Apesar de décadas atrás, alguns artistas terem exposto obras com vínculo científico foi a partir do ano dois mil, graças ao mapeamento do código genético humano, que a bioarte teve mais vigor. Desde então, o número de artistas que envolveram-se com a bioarte ou arte genética cresceu consideradamente proporcionando a exploração de diversos campos que abrangem a biotecnologia. A partir desses sistemas diversas instalações foram criadas para exemplificar a vida artificial e a robótica, cito as instalações A-Volve desenvolvida por Christa Sommer e Laurent Mignonneau, Helpless Robot do artista Norman White, A-Positive.
Texto Bioarte e a Relação do Público com a Ciência. Disponível em: < http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/5995.pdf > Acesso em: 23 de abril de 2015. |
|
<<< Volta Menu Principal |
|
<<< Volta ao Conteúdo Programático |
|