Arte, Ciência e Tecnologia |
|
Período: 2o Semestre de 2019 |
|
1. Dados da Disciplina |
|
Ementa da Disciplina:Princípios estéticos, produtivos e científicos das produções artísticas dos vários momentos da história da arte. Princípios e procedimentos tecnológicos eletrônicos. Modelos e padrões de representação utilizados pelas Artes e pela Ciência e suas similaridades. Objetivo Geral da Disciplina:Capacitar o aluno a reconhecer os vários modelos teóricos relacionados à comunicação, às artes e suas linguagens; Permitir que o aluno identifique nas produções dos períodos pré-industrial, industrial mecânico e eletroeletrônico as linguagens utilizadas. Eles devem reconhecer os elementos tecnológicos que definem as diversas correntes artísticas desde a arte renascentista até os dias de hoje; Capacitar o aluno a identificar e utilizar as suas potencialidades criativas nas novas realidades comunicacionais e estéticas. Utilizaremos a linguagem de programação gráfica de código aberto: Processing. Objetivos Específicos:
Temas:
|
|
2. Metodologia |
|
O curso será desenvolvido a partir de reflexões teóricas e estéticas com análise das produções artísticas de vários artistas e nas produções dos alunos realizadas durante os laboratórios. Nas abordagens teóricas e práticas serão discutidos pontos como:
|
|
3. AULA A AULA - Material Disponível para Consulta |
|
4. Bibliografia Básica
|
|
5. Bibliografia Complementar |
|
1. AMADO, Pedro. Introdução à programação gráfica: usando Processing. Portugal, Porto: Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal, 2006. 2. DEVLIN, Keith. Matemática: ciência dos padrões. Portugal: Porto Editora, 2002. 3. HILDEBRAND, Hermes Renato. A arte de raciocinar. Revista Acadêmica de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, ano V, vol. 5, n. 9-10, p. 40-55. São Paulo: Cásper Líbero, 2002. 4. HILDEBRAND, Hermes Renato. Do ponto de fuga às conexões das redes. Coleção Extremidades. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008. 5. OAKIM, Patricia. Arte e programação na linguagem Processing. Dissertação de Mestrado defendida no TIDD - Tecnologia da Inteligência e Design Digital. São Paulo: PUCSP - TIDD, 2015. 8. OCZI, Gyorgy. O Poder dos Limites: harmonias e proporções na natureza, Arte e Arquitetura. São Paulo: Mercuryo, 1990. |
|
6. Avaliação Processual |
|
Haverá 10 exercícios ministrados durante as aulas ao longo do semestre. Além dos exercícios em sala, haverá um projeto final, ao qual será atribuída a nota, de projeto cujo valor máximo é 6.0. A avaliação será realizada a partir da participação em aula e do projeto final desenvolvido em processing. |
|