Arte, Ciência e Tecnologia

Período: 2o Semestre de 2019
Professor: Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand

Curso: Comunicação e Multimeios
Créditos: 03 - Horas/Aula - Período: Vespertino

<<< Voltar Menu Principal

<<< Aula a Aula

<<< Datas Entrega Projeto Final

1. Dados da Disciplina

Ementa da Disciplina:

Princípios estéticos, produtivos e científicos das produções artísticas dos vários momentos da história da arte. Princípios e procedimentos tecnológicos eletrônicos. Modelos e padrões de representação utilizados pelas Artes e pela Ciência e suas similaridades.

Objetivo Geral da Disciplina:

Capacitar o aluno a reconhecer os vários modelos teóricos relacionados à comunicação, às artes e suas linguagens;

Permitir que o aluno identifique nas produções dos períodos pré-industrial, industrial mecânico e eletroeletrônico as linguagens utilizadas. Eles devem reconhecer os elementos tecnológicos que definem as diversas correntes artísticas desde a arte renascentista até os dias de hoje;

Capacitar o aluno a identificar e utilizar as suas potencialidades criativas nas novas realidades comunicacionais e estéticas. Utilizaremos a linguagem de programação gráfica de código aberto: Processing.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer os conceitos, fundamentos e padrões de representação da natureza e da cultura, com ênfase nos aspectos artísticos;
  • Permitir que o aluno identifique nas produções dos períodos pré-industrial, industrial mecânico e industrial eletroeletrônico as linguagens utilizadas.
  • Conhecer os conceitos fundamentais dos algoritmos e das linguagens de programação;
  • Introduzir o Processing como ferramenta geral de manipulação de sistemas computacionais e artísticos
  • Realizar produções computacionais utilizando o Software de Código Aberto: Processing.

Temas:

  • Modelos lógicos e de conhecimento das produções humanas relativas as artes e ciências, dando ênfase às produções artísticas contemporâneas;
  • As mediações e respectivas análises das produções artísticas e científicas de períodos históricos recentes que interferem em nossa produção;
  • Os princípios produtivos e estéticos das várias linguagens de comunicação em artes e ciências; períodos históricos recentes com destaque para a comunicação multimidiática;
  • Características estéticas e científicas das produções artísticas dos Períodos Pré-Industrial, Industrial Mecânico, Industrial Eletroeletrônico;

2. Metodologia

O curso será desenvolvido a partir de reflexões teóricas e estéticas com análise das produções artísticas de vários artistas e nas produções dos alunos realizadas durante os laboratórios. Nas abordagens teóricas e práticas serão discutidos pontos como:

  • A relevância dos estudos sobre processos de produção/criação para o campo da comunicação e das artes;
  • As implicações das discussões das linguagens artísticas e mediáticas sob o ponto de vista de seus processos de produção como complexas redes de conexões em permanente mobilidade: abordagem relevante para certas questões contemporâneas, que envolvem a conceituação de autoria e a relação entre obra e processo;
  • As conexões de natureza geral e prática que articulam os processos comunicativos e que, por sua vez, propiciam a verificação das especificidades dos modos como esses nexos se atualizam nas manifestações artísticas e nas diferentes mídias;
  • Os insight, os procedimentos e as reflexões diante do ato produtivo/criativo fundamentado numa abordagem semiótica que possibilite observar este processo como uma rede sistêmica, inacabada e dinâmica de relações.

3. AULA A AULA - Material Disponível para Consulta

4. Bibliografia Básica

  1. LEÃO, Lúcia (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
  2. SANTAELLA, Lúcia e ARANTES, Priscila. Estéticas tecnológicas: novos modos de sentir. São Paulo: EDUC, 2008.
  3. HILDEBRAND, Hermes Renato e VALENTE, José Armando. As artes, a matemática e o pensamento computacional por meio das mídias. São Paulo: UNICAMP, 2019.

5. Bibliografia Complementar

1. AMADO, Pedro. Introdução à programação gráfica: usando Processing. Portugal, Porto: Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal, 2006.

2. DEVLIN, Keith. Matemática: ciência dos padrões. Portugal: Porto Editora, 2002.

3. HILDEBRAND, Hermes Renato. A arte de raciocinar. Revista Acadêmica de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, ano V, vol. 5, n. 9-10, p. 40-55. São Paulo: Cásper Líbero, 2002.

4. HILDEBRAND, Hermes Renato. Do ponto de fuga às conexões das redes. Coleção Extremidades. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.

5. OAKIM, Patricia. Arte e programação na linguagem Processing. Dissertação de Mestrado defendida no TIDD - Tecnologia da Inteligência e Design Digital. São Paulo: PUCSP - TIDD, 2015.

6. REAS, Cases & FRY, Ben. Processing: a programming handbook for visual designers and artistis. Foreword by John Maeda. London: MIT Press, 2007.

7. SHIFFMAN, Daniel. Learning Processing: A Beginner's Guide to Processing Images, Animation and Interaction. Second Edition, 2015.

8. OCZI, Gyorgy. O Poder dos Limites: harmonias e proporções na natureza, Arte e Arquitetura. São Paulo: Mercuryo, 1990.

9. Exercícios do Processing - Livro Learning Processing 

6. Avaliação Processual

Haverá 10 exercícios ministrados durante as aulas ao longo do semestre.

Cada exercício vale 0.4 pontos, totalizando a nota de exercício, cujo valor máximo é 4.0. 

Além dos exercícios em sala, haverá um projeto final, ao qual será atribuída a nota, de projeto cujo valor máximo é 6.0.

O projeto final será definido em Setembro e sua data de entrega é: 10/12/2018. Deverá ser realizado por 2 alunos até no máximo 3 alunos

A avaliação será realizada a partir da participação em aula e do projeto final desenvolvido em processing.