Aula 14 - Detalhamento do Documento de 10 páginas, GDD e Projeto Conceitual 

Proposta baseada no livro "LEVEL UP" de Scott Rogers.

1. Ver exemplo de texto extraído do livro sobre o "Jogo Farm Wars"

2. Livro do Jogo Farm Wars

3.  Esboço para elaboração do GDD 

4. Elementos para elaboração de orçamento (Assets) 

5. Projeto Conceitual do Jogo Cultural Connect  

Roteiro de elaboração do documento de 10 páginas

1. Página do Título:

Incluir uma imagem que seja referência do jogo. O título deve conter uma representação imagética associada ao título do jogo. Nesta página também devemos ter informações de contato, plataformas pretendidas, público pretendido (idade, características, e se possível uma página extra sobre persona). Se o jogo for realmente produzido devemos ter data de lançamento. 

2. Página da História e do Gameplay (resumo da história e fluxo do jogo):

Incluir pequenos parágrafo sobre a história do jogo (começo, meio e fim ou pelo menos um resumo). Deve ser mencionado o contexto do jogo, o ambiente onde ele ocorre, todos os personagens e o conflito propriamente dito. O conflito é o conjunto de incidentes que constituem a ação da narrativa. Todo enredo é composto por um conflito vivido por um ou mais personagens, cujo foco principal é prender a atenção do leitor por meio de um clima de tensão que se organiza em torno dos fatos e os faz avançar. A descrição do gameplay deve dar uma breve ideia do fluxo do jogo. Dividir em estágios ou em tópicos se for mais fácil para transmitir a ideia da narrativa do jogo.

3. Página do Fluxo do Jogo

A evolução do jogador com a passagem pelos desafios e, como isso, conectar-se a história do jogo. Descrever com funciona os sistemas de pontos de experiência, bônus, pontos e coletáveis. O que o jogador ganha ou conquista à medida que evolui (novas habilidades, armas, movimentos adicionais e elementos que serão destravados as habilidades a serem conquistas ou perdidas.

4. Página dos Personagens e Controles

Quem controla o jogo? Qual é a história de quem controla o jogo? O que esse personagem pode fazer? O jogador pode fazer diversos tipos de atividade? Quais? Tem jogador NPC (Um Personagem Não-Jogável ou NPC (sigla para Non-Player Character ou Non-Playable Character) é qualquer personagem em um jogo que não pode ser controlado pelo jogador. Isso inclui a maioria dos inimigos e chefes.

5. Página do Mundo Jogo. Principais conceitos do gameplay e características específicas da plataforma (imagens, descrições, ambientes, clima, músicas):

Qual é o tipo de jogo que o jogador se envolve? Quais são os gêneros (corrida, tiro, plataforma etc.) Como se dá a sequência do jogo (níveis, rodadas, capítulos, enfim a sequência da história)? Se existirem múltiplos minigames, eles devem serem relacionados. Dar nomes aos minigames e fazer uma pequena descrição. Se houver cenários de gameplay específicos eles devem ser relacionados aqui. Diagramas e esquemas visuais são importantes. Eles ilustram os jogos com mais critérios.

6. Página do Mundo dos Jogos e suas Experiências (Gestalt – Horror, Eletrizante, Assustador, Sexy, ...):

Onde acontece o gameplay. Liste os ambientes que o jogador visitará com pequenas descrições. Como esses ambientes se amarram com a história? Que clima será evocado com cada mundo? Como estão conectados (linear ou por navegação por meio de uma ideia central)? Incluir um diagrama simples de fluxo de como o jogador navegará no mundo?

7. Interface:

Como o jogador navega na superfície do jogo? Qual é o clima que pode se encontrar nas telas e interfaces do jogo? Qual a música usada? Diagrama de fluxo simples de como o jogador navegara na interface do jogo?

8.  Mecânicas do Jogo e Power-Ups (Tipos de power-ups/coletáveis que o jogador pode coletar)

Mecânica: Quais são as mecânica do jogo; são únicas? Com quais mecânicas o jogo tem início? Como as mecânicas se relacionam com as ações do jogador e como elas são usadas no ambiente?

Power-Up: Quais são os benefícios da coleta? Eles podem ser utilizados para coletar itens, habilidades etc.? 

9. Inimigos e Boss:

Inimigos: Que tipo de inimigos ou elementos de dificuldade que o jogador deve enfrentar? Que tipos de ataques ele deve enfrentar? Descreva a Inteligência IA dos inimigos? Qual e a característica de cada um?

Boss: Se aplicável, que tipos de personagens boss o jogador enfrenta? Em que ambientes eles aparecem? Como o jogador derrota um Boss? O que o jogador ganha ao derrotá-lo?

10. Cenas de Corte, Materiais de Bônus (coisas que o jogador poderá destravar) e Concorrência:

Como as cenas de corte serão apresentadas? Quando elas aparecem entre os níveis? No começo e fim do jogo? Em que formato elas foram criadas? Que materiais o jogador será capaz de destravar? Que incentivos existem para que o jogador jogue novamente? 

<<< Volta ao Conteúdo Programático