Narrativa Transmídia

Professor:
Hermes Renato Hildebrand e Maíra Gregolin Valencise
Semestre: 2o semestre de 2010
Horário: 2ª feira
Créditos: 4
Carga Horária: 45 horas/aula

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1. Descrição e ementa da disciplina

Objetivos:

Proporcionar ao aluno a discussão teórica e prática sobre as produções transmidiáticas a partir da análise de características das narrativas transmidiáticas como a não finitude, a maleabilidade, a organização multilinear, a reconfiguração da autoria, a co-habitação com a informação não textual (imagens, som, animação) sempre relacionando-as aos diferentes gêneros.

Objetivos Específicos:

Proporcionar aos alunos ferramentas para analisar produções transmidiáticas no ambiente digital, para que desenvolvam produção e reconhecimento de:

  • diversos gêneros solicitados;
  • possibilidades de expansão de significado por meio da relação entre as diversas modalidades de linguagem (verbal, visual, sonora);
  • padrões de linguagem e gêneros digitais no design de sistemas transmídia;
  • percursos possíveis dos autores/usuário ou interatores;
noções de usabilidade, funcionalidade e acessibilidade dos programas produzidos.

2. Aula a Aula - Material Disponível para Consulta

Aula 01 – Conteúdo Programático e Introdução

Aula 02 – As Tecnologias e a Cultura da Convergência

Aula 03 – O Futuro da Indústria de Entretenimento

Aula 04 –Marketing, Branding e Entretenimento Online

Aula 05 – Narrativa Transmídia: Especificidades

Aula 06 – Lost como Narrativa Transmidiática

Aula 07 – Implicações sociais das narrativas transmídia

Aula 08 – Implicações sociais das narrativas transmídia

Aula 09 – Implicações sociais das narrativas transmídia

Aula 10 – Implicações sociais das narrativas transmídia

Aula 11 – Elaboração do Projeto

Aula 12 - Elaboração do Projeto

Aula 13 - Elaboração do Projeto

Aula 14 - Discussão do Projeto

Aula 15 - Discussão do Projeto

Aula 16: Fechamento das Notas.

 

3. Bibliografia

3.1. Bibliografia básica

BECHMANN PETERSEN, A. Internet and cross media productions: Case studies in two major Danish media organizations. Australian Journal of Emerging Technologies and Society, 4(2), 94-107, 2006.
DINEHART, S. Thesis Paper, USC CNTV IMD 2006. Disponível em: http://interactive.usc.edu/members/edinehart/archives/006541.html. Acesso em: 01/01/2010.
JENKINS, H. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
JOHNSON, D. "Intelligent Design or Godless Universe? The Creative Challenges of World Building and Franchise Development," Franchising Media Worlds: Content Networks and The Collaborative Production of Culture, PhD Dissertation, University of Wisconsin-Madison, 2009.
MURRAY, Janet. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Unesp: Itaú Cultural, 2003.
REIS, C.; LOPES, A.C. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988.
SCOLARI, C. (2008). Hipermediaciones. Elementos para una Teoría de la Comunicación Digital Interactiva. Barcelona: Gedisa.
VALENCISE-GREGOLIN, M. Mídia e Cultura: Machinima, objeto da contemporaneidade. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2009.

3.2. Bibliografia adicional

BERNSTEIN, Mark. “Padrões do hipertexto”. In: Labirintos do pensamento contemporâneo, Lúcia Leão (ed.). São Paulo: Iluminuras – Fapesp, 2002.
__________. “Jardins Prazeirosos”. In: Labirintos do pensamento contemporâneo, Lúcia Leão (ed.). São Paulo: Iluminuras – Fapesp, 2002.
BOLTER, Jay David. “Topographic writing: hypertext and the electronic writing space” In: Hypermedia and literary studies, (George P. Landow e Paul Delany, eds.). Cambridge, MIT Press, 1990.
DAMASCENO, Anielle. Webdesign: Teoria e Prática. Florianópolis: Visual Books, 2003.
DIAS, C. 2001. Heurísticas para avaliação de usabilidade de portais corporativos. http://www.geocities.com/claudiaad/heuristicas_web.html.
­­­­­­­­_____________. Recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web - 1.0. http://www.geocities.com/claudiaad/acessibilidade_web.html
GARRAND, T. 1997. Writing for multimedia and the Web. Focal Press
GORDON, Bob e GORDON, Maggie. O guia completo do design gráfico digital: a chave do designer gráfico para os novos media. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.(p.182-195) (p.148 -149).
GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
__________. Roteiro para as Novas Mídias. XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Junho de 2004.
HARRISON, C. Visual Social Semiotics: Understanding How Still Images Make Meaning. In: http://www.candocareersolutions.com/publication/0553.pdf . Acesso: 02/11/2003
HIRATSUKA, T. P. Contribuições da Ergonomia e do Design na Concepção de Interfaces Multimídia, Dissertação de Mestrado,  http://www.eps.ufsc.br/disserta96/tei/index/index.htm.1996.
HORTON, William. Designing and writing on-line documentation: Hypermedia for self-supporting products (2nd Ed). New York: John Wiley & Sons, 1994.
KILIAN, C. Writing for the Web. Self-Counsel Press, 1999.
KRESS, G.& VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge, 1996 (tradução in mimeo: Bressane, T.)
LEÃO, Lúcia. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 2002.
__________ (org.). Derivas: cartografias do ciberespaço. São Paulo: Annablume, 2005.
__________ (org.). Cibercultura 2.0. São Paulo: U. N. Nojosa, 2003.
LEMKE, J. Travels in Hypermodallity. City University of New York. In: http://www-personal.umich.edu/~jaylemke/papers/hypermodality/ Acesso: 02/11/2003 (tradução in mimeo: Bressane, T.)
MACHADO, I. A. Gêneros no Contexto Digital. In: LEÃO, L. Interlab: Labirintos do Pensamento Contemporâneo. São Paulo: Iluminuras, 2002
MANOVICH, Lev. The language of new media. MIT Press, Cambridge, 2001.
NIELSEN, J. Designing Web Usability: The Practice of Simplicity. Indiana: New Readers Publishing, 2000.
__________ The AlertBox: Current issues in Web usability. http://www.useit.com/alertbox/ (24 Feb. 2000)
PARIZOTTO, R. Guia de Estilos para Serviços de Informação em Ciência e Tecnologia. http://www.labiutil.inf.ufsc.br/estilo/Guia.htm, 1999.
PETITOT, Jean. “Centrado/acentrado”. In: Enciclopédia Einaudi, v.13, Lógica – Combinatória.
Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998, pp. 336-93.
SILVA, M. Interatividade: Uma Mudança no Esquema Clássico da Comunicação. In www.saladeaulainterativa.pro.br/texto_0009.htm, 2003.
SLATIN, John M. Reading hypertext: Order and coherence in a new medium. College English, 52(8), 870-883, 1990.
STANSBERRY, D. The Art of Interactive Writing and Design: content development for new media. Wadsworth Publishing Company, 1998.
WATTERS, C. The Role of Genre in the Evolution of Interfaces for the Internet. Jodrey School of Computer Science, Acadia University, 1996.
ZIELINSKI, Siegfried. “Arqueologia das mídias”. In: O Chip e o caledoscópio: estudos em novas mídias (Lucia Leão, org.). São Paulo, Editora SENAC, 2005.

 

4. Avaliação Processual

  • Sistema de Avaliação:
    A = Nota de avaliação dos conceitos teóricos desenvolvidos em aula.  (30%)
    B = Nota de avaliação dos exercícios em aula.  (20%)
    C = Nota de produto transmídia desenvolvido (50%)