Computação Gráfica e Web

Período: 1o Semestre de 2012
Professor: Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand
Semestre: 1o semestre de 2012
Créditos: 4
Carga Horária: 68 horas

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1. Ementa da Disciplina

As novas tecnologias de comunicação e informação provocam mudanças conceituais e culturais no tratamento do conhecimento e da comunicação nas organizações públicas e privadas. A revolução tecnológica altera a arquitetura das comunicações internas e externas das instituições e abre acesso a novos contextos e desafios globais. A disciplina pretende proporcionar aos alunos uma visão geral da utilização de programas computacionais para desenvolvimento de produtos publicitários para web – internet e mídias móveis e apresentar ferramentas conceituais, técnicas e terminológicas para o desenvolvimento de produtos para as tecnologias da informação e comunicação através do uso de narrativas transmidiáticas.

Objetivos Gerais:

Proporcionar ao aluno uma visão geral da utilização de programas computacionais para desenvolvimento de produtos e campanhas publicitárias para ambientes virtuais e redes sociais na web – internet e em mídias móveis. A disciplina pretende apresentar ferramentas conceituais, técnicas e terminológicas para o desenvolvimento de produtos para web – internet e em mídias móveis. Pretende também realizar discussões sobre a estética, ergonomia e usabilidade para produções digitais: Blogs, Redes Sociais, Web Site, Aplicativos para Celulares e Tablets.

 

2. Temas Centrais

  • Web e Internet;
  • Mídias Locativas;
  • Percepção e Exemplos de Produções Publicitárias para Web;
  • Web 1.0, Web 2.0 e Web Semântica;
  • Ferramentas Computacionais, Templates Gratuito, Blogs e Redes Sociais para desenvolvimento de Web Sites em Html, CSS e Flash;
  • Elaboração de WebSite - Gaia Turismo – Ferramentas Gratuitas disponíveis para elaboração de Web Site (HTML 5, CSS 3 e Flash)
  • Redes Sociais;
  • Usabilidade e Heurísticas;
  • Mapas Conceituais e Mapas Mentais;

 

 

  • Briefing o Produtos Selecionados para o Trabalho Interdisciplinar:

3. AULA A AULA - Material Disponível para Consulta

Aula 01 - Introdução ao Marketing Digital -

Aula 02 - Marketing de Hoje

Aula 03 - Marketing Hoje

Aula 04 - Cultura Digital

Aula 05 - Ferramentas Computacionais

Aula 06 - Ferramentas Computacionais

Aula 07 - Definição do Usuário

- Semana de Definição do Briefing de Criação

Aula 08 - Ferramentas de Projeto

Aula 09 - Não Haverá Aula

Aula 10 - Orientação do Trab. Interdiciplinar

Aula 11 - Orientação do Trab. Interdiciplinar

Aula 12 - Orientação do Trab. Interdiciplinar

Aula 13 - Orientação do Trab. Interdiciplinar

Aula 14 - Orientação do Trab. Interdiciplinar

- Semana de Entrega do Book - de 21 a 25/05

Aula 15 - Preparação da Apresentação

Aula 16 - Orientação do Trab. Interdiciplinar

- Semana de Apresentação do Trabalho - 04, 05 E 06/05

 

3. METODOLOGIA

Aulas expositivas de conceitos e técnicas, elaboração de apresentações sobre temas específicos, elaboração de produtos para ambiente Web – Internet. Sites institucionais, de arte, revistas eletrônicas, e outros produtos virtuais utilizando os conceitos básicos da disciplina e laboratórios para desenvolvimento de trabalhos práticos, fazendo uso das novas tecnologias de comunicação.


3. Bibliografia

3.1. Bibliografia básica

GORDON, Bob e GORDON, Maggie. O guia completo do design gráfico digital: a chave do designer gráfico para os novos media. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
MURRAY, Janet H. Hamlet on the Holodeck: the Future of Narrative in the Cyberspace . Cambridge: MIT, 1998.
PISANI, Francis e PIOTET, Dominique. Como a web transforma o mundo: a alquimia das multidões. Tradução de Gian Bruni Grosso. São Paulo: Editora Senac, 2010.
PREECE, Jenny; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de Interação: além da interação homem-computador. Tradução de Viviane Possamai. Porto Alegre: Editora Bookman, 2007.

3.2. Bibliografia adicional

GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
MANOVICH, Lev. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación. Tradução de Oscar Fontrodona. Buenos Aires: Páidos, 2006.
NIELSEN, J. Designing Web Usability: The Practice of Simplicity. Indiana: New Readers Publishing, 2000.

4. Avaliação Processual

O conhecimento adquirido pelo aluno será avaliado através de:

  1. Elaboração e realização de projetos para internet, telefone celular ou novas tecnologias utilizando as técnicas aprendidas na disciplina.
  2. Participação em Aula e execução de exercícios. 40%
  3. Trabalho Interdisciplinar (avaliação das ferramentas de mídias digitais do projeto): 60%