Modelo Projeto Final 

QUESTÕES QUE SERÃO AVALIADAS.

ENTREGAR NA AULA COM APRESENTAÇÃO PARA TODOS.

Desenvolver um projeto de ARTE E TECNOLOGIA CONTEMPORÂNEA (acrescentar IMAGENS s DA PROPOSTA e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS).  O texto do projeto deverá ser em PDF em corpo 12 - Times New Roman e espaçamento duplo.

A partir dos  CONCEITO desenvolvidos nas aulas e levando em consideração a evolução dos meios de comunicação, faça UM PROJETO ARTÍSTICO REFLEXIVO APRESENTANDO uma proposta de obra CONTEMPORÂNEA. Deve ser  realizado em Grupo (de 1 a 3 pessoas). Na Introdução indicar obras similares.

A proposta (VER MODELO) deverá ser composta por:

1. Introdução (desevolver texto descrevendo a obra e realizar uma reflexão da proposta);

2. Objetivos Geral e Específicos (Indicar o que se pretende com o projeto)

3. Metodologia de Desenvolvimento (Definir as etapas a serem desenvolidas);

4. Cronograma de desenvolvimento (Previsão de Tempo de Execção);

5. Referências bibliográficas.

Na Introdução utilizar conceitos como:
(Não é necessário utilizar todos os itens teóricos)

1. As ideias do pensamento de McLuhan, que indica que as novas tecnologias não são só extensões do homem, elas são instrumentos de produção de conhecimento e são dotadas de lógica própria, com a qual precisamos interagir para o processo de criação.

2. Abordar questões sobre Estética e Poética de Comunicação sobre a proposta.  Nelas predomina a lógica dos instrumentos tecnológicos contemporâneos utilizados na elaboração de obras artísticas e, realmente, o que importa, não é tanto o que é transmitido, mas a rede e as condições funcionais do intercâmbio, no qual são ativadas, ao mesmo tempo, uma energia vital e uma energia artificial.

3. As tecnologias da informação e da comunicação, ou melhor dizendo, Tecnologias da Inteligência (circuitos televisivos, redes telemáticas, slow-scam TV, tele-fax, internet, tecnologias de satélites e locativas) são as medidas da dimensão das obras de artes e geram uma crise na representação simbólica. De fato, hoje, os conceitos provocam aquilo que não pode ser dito e não pode ser colocado em forma e o meio que transmite passa a mudar a essência da obra; a obra de arte passa informação.

4. Analisar os espaços de representação topológicos utilizados para a proposta desenvolvida.

5. Analisar que tipo de conceito de Interação e Mediação foram pensados e se constitui de um Sistema como Obra de Arte.

6. Utilizar o conceito de individuação de Gilbert Simondon e de Objeto Técnico.

Textos Auxiliares

<<< Volta Menu Principal
<<< Volta ao Conteúdo Programático