CS503 - Web/Internet


Professor: Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand
Semestre: 1o semestre de 2017
Horário: 2ª feira, das 08h00 às 12h00
Créditos: 4
Carga Horária: 68 horas

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Ementa e Objetivos da Disciplina

Objetivos Gerais:

Proporcionar ao aluno uma visão geral da utilização de programas computacionais para desenvolvimento de produtos para ambientes virtuais na Web - Internet. A disciplina pretende apresentar ferramentas conceituais, técnicas e terminológicas para o desenvolvimento de produtos em Web – Internet. Pretende também realizar discussões sobre a estética nos produtos desenvolvidos para Web Internet, bem como questões relativas a escalabilidade, usabilidade e portabilidade dos mesmos.

Objetivo Específicos:

  • Familiarizar os alunos com os conceitos relativos às tecnologias emergentes, dando ênfase às prototipagens e produções desenvolvidas para os ambientes das redes;
  • Capacitar os alunos para desenvolver projetos em ambientes de redes, utilizando os conceitos e métodos científicos desenvolvidos para este tipo de produção virtual;
  • Capacitar os alunos na identificação e utilização de ferramentas computacionais que permitam desenvolver produtos para esses ambientes virtuais;
  • Instrumentalizar o aluno para a identificação da importância da comunicação nos ambientes de redes;
  • Desenvolver um olhar crítico e questionador dos aspectos relevantes e inovadores para desenvolvimento de produtos para as redes.

Conteúdo Programático

Criação e Produção de imagens digitais;

Editoração de páginas Web

Design de Interação:

  • Entendendo o Usuário;
  • Práticas, Fundamentos e Linguagem do Design de Interação;
  • Projeto e Comunicação;
  • Compreendendo as Interfaces e os Usuários;
  • Design, Prototipação e Construção;
  • Testando e Modelando com o Usuário;
  • Avaliação – escalabilidade, usabilidade e portabilidade.
  • Planejamento, Produção e Execução de Projeto para Redes Sociais e Ambiente Transmidiático.

2. Aula a Aula - Material Disponível para Consulta

Aula 01: Introdução e Conteúdo Programático

Aula 02: Definição do Problema - Grupos

Aula 03: Definição do Problema - Criação de Personas

Aula 04: Criação de Personas e Mapa de Navegação (CMAP)

Aula 05: Quadro Semântico (Cores, Tipologia, Ícones, ...) 

Aula 06:  Orientação do Protótipo Móvel - Utilizar o Invision

Aula 07: Orientação de Protótipo Móvel 

Aula 08: Orientação do Protótipo Móvel

Aula 09: Apresentação do Protótipo Móvel - Heurística de Nielsen

Aula 10: Apresentação do Protótipo - Introdução HTML/CSS e WIX

Aula 11: Protótipo do Desktop e HTML/CSS

Aula 12: Protótipo Desktop e HTML/CSS

Aula 13: Protótipo DeskTop

Aula 14: Outros Suportes (Facebook, Twitter, Instagram, ...

Aula 15: Apresentação do Trabalho Final (2 Protótipos e Relatório) 

3. Bibliografia

3.1. Bibliografia Básica

FRANCKOWIAK, Irene T. T. Homem, Comunicação e Cor. São Paulo: Editora Ícone, 1997. GORDON, Bob e GORDON, Maggie. O guia completo do design gráfico digital: a chave do designer gráfico para os novos media. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
JENKINS, H. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
MARTINS, Nelson. A Imagem Digital na Editoração. São Paulo: Editora Senac, 2003. PREECE J. & ROGERS Y. & SHARP H. Design de Interação: Além da Interação Homem-Computador. New York: Bookman, 2005.
JENKINS, H. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

  1. Jornais e Revistas
Wallpaper – Revista norte-americana sobre design e estilo; Colors – Revista publicada pela Benetton; Coleção Visual –  Design Library , Editora RockPort, Gloucester, Massachusetts, 1998.

3.2. Bibliografia Adicional

AGRA, Lucio e COHEN, Renato. “Criação em hipertexto: vanguardas e territórios mitológicos”. In: Labirintos do pensamento contemporâneo, Lucia Leão (ed.). São Paulo: Iluminuras – Fapesp, 2002.
ARAUJO, Yara Guasque. Telepresença: interação e interfaces. São Paulo: Editora PUCSP – Educ, 2005.
BERNSTEIN, Mark. “Padrões do hipertexto”. In: Labirintos do pensamento contemporâneo, Lucia Leão (ed.). São Paulo: Iluminuras – Fapesp, 2002.
__________. “Jardins Prazeirosos”. In: Labirintos do pensamento contemporâneo, Lucia Leão (ed.). São Paulo: Iluminuras – Fapesp, 2002.
BOLTER, Jay David. “Topographic writing: hypertext and the electronic writing space” In: Hypermedia and literary studies, (George P. Landow e Paul Delany, eds.). Cambridge, MIT Press, 1990.
CASTORÍADES, Cornelius. As encruzilhadas do labirinto I. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
COLOMBO, Cláudia Bertoldo. Arquitetura da informação na WEB: Estudo de caso de WEB site corporativo. Campinas. Dissertação de Mestrado. Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 2001.
COYNE, Richard. Designing Information Technology. Cambridge, Massachusetts, MIT Press, 1995.
DAMASCENO, Anielle. Webdesign: Teoria e Prática. Florianópolis: Visual Books, 2003.
DELEUZE, Gilles e GUATARRI,Felix. “Introdução: rizoma”. In: Mil platôs capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Rio de Janeiro, ed. 34, 1995.
__________. “Acerca do ritornelo”. In: Mil platôs capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Rio de Janeiro, ed. 34, 1995.
GORDON, Bob e GORDON, Maggie. O guia completo do design gráfico digital: a chave do designer gráfico para os novos media. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.(p.182-195) (p.148 -149).
GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
__________. Roteiro para as Novas Mídias. XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Junho de 2004.
MURRAY, Janet H. Hamlet on the Holodeck: the Future of Narrative in the Cyberspace . Cambridge: MIT, 1998.
LEÃO, Lúcia. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 2002.
__________ (org.). Derivas: cartografias do ciberespaço. São Paulo: Annablume, 2005.
__________ (org.). Cibercultura 2.0. São Paulo: U. N. Nojosa, 2003.
MANOVICH, Lev. The language of new media. MIT Press, Cambridge, 2001.
NIELSEN, J. Designing Web Usability: The Practice of Simplicity. Indiana: New Readers Publishing, 2000.
PETITOT, Jean. “Centrado/acentrado”. Em: Enciclopédia Einaudi, v.13, Lógica – Combinatória. Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998, pp. 336-93.
ROSENSTIEHL, P. “Rede”. Em: Enciclopédia Einaudi, v.13, Lógica – Combinatória. Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998, pp. 228-46.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano – da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
__________. Cultura das mídias. São Paulo, Razão Social, 1992.
SANTAELLA, Lúcia e NOTH Winfried. Imagem, cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.

ZIELINSKI, Siegfried. “Arqueologia das mídias”. Em: O Chip e o caledoscópio: estudos em novas mídias (Lucia Leão, org.). São Paulo, Editora SENAC, 2005.

4. Avaliação Processual

Atividades em Sala de Aula 20%
Protótipo Mobil - Apresentação 40%
Protótipo DeskTop - Apresentação 40%