Tecnologia da Informação e Comunicação - CS205

Período: 2o Semestre de 2016
Professor: Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand
Semestre: 2o semestre de 2016
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas

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1. Ementa da Disciplina

Estudo das Redes de Cultura e de Comunicação. O aprofundamento conceitual sobre os domínios das tecnologias voltadas para a produção de sistemas computacionais que convergem as diferentes mídias e seu impacto na produção, circulação e recepção dos produtos computacionais, audiovisuais, banco de dados e as redes de produção de conhecimento.

2. Objetivos Gerais da Disciplina

As novas tecnologias de comunicação e informação provocam mudanças conceituais e culturais no tratamento do conhecimento e da comunicação nas organizações públicas e privadas. A revolução tecnológica altera a arquitetura das comunicações internas e externas das instituições em geral e abre acesso aos novos contextos e desafios globais. Portanto, com a disciplina pretende-se proporcionar ao aluno uma visão geral da utilização de programas computacionais para desenvolvimento de produtos computacionais para internet e para redes sociais e mídias móveis. A ênfase da disciplina são os softwares e aplicativos livres (open source). Pretende-se também proporcionar aos alunos uma visão geral da utilização de programas computacionais para desenvolvimento de produtos para web – internet e para as mídias móveis (celulares e tablets) e apresentar ferramentas conceituais, técnicas e práticas para o desenvolvimento de produtos para as tecnologias da informação e comunicação através do uso de narrativas digitais. 

3. Temas Centrais

  • Web e Internet;
  • Mídias Locativas;
  • Percepção e Exemplos de Produções para Web;
  • Web 1.0, Web 2.0 e Web 3.0 - Internet das Coisas;
  • Ferramenta Computacional - App Inventor para desenvolvimento de aplicativo para celulares e tablets;
  • Elaboração de um aplicativo para celular ou tablet
  • Redes Sociais;
  • Usabilidade e Heurísticas;
  • Mapas Conceituais e Mapas Mentais;

4. Aula a Aula - Material Disponível para Consulta

Aula 01 - Conceitos Básicos para as  Redes 

Aula 02 - Conceitos Internet das Coisas - TUI e GUI

Aula 03 - Conceitos Internet das Coisas 

Aula 04 - Conceitos sobre UX

Aula 05 - Mídias Locativas - Pesquisa Secundária e Lógica Computacional

Aula 06 - Blocos Lógicos e Roteiro para Aplicativo

Aula 07 - App Inventor e Descrição do App, Personas e Mapa de Navegação

Aula 08 - App Inventor e Projeto

Aula 09 - App Inventor e Projeto

Aula 10 - Orientação do Trab. Interdiciplinar

Aula 11 - Orientação do Trab. Interdiciplinar

Aula 12 - Orientação do Trab. Interdiciplinar

Aula 13 - Orientação do Trab. Interdiciplinar

Aula 14 - Orientação do Trab. Interdiciplinar

Aula 15 - Apresentação do Aplicativo Desenvolvido

5. METODOLOGIA

Aulas expositivas de conceitos e técnicas, elaboração de apresentações sobre temas específicos, elaboração de produtos para ambiente Web – Internet. Sites institucionais, de arte, revistas eletrônicas, e outros produtos virtuais utilizando os conceitos básicos da disciplina e laboratórios para desenvolvimento de trabalhos práticos, fazendo uso das novas tecnologias de comunicação.

6. Bibliografia

6.1. Bibliografia básica

GORDON, Bob e GORDON, Maggie. O guia completo do design gráfico digital: a chave do designer gráfico para os novos media. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
MURRAY, Janet H. Hamlet on the Holodeck: the Future of Narrative in the Cyberspace . Cambridge: MIT, 1998.
PISANI, Francis e PIOTET, Dominique. Como a web transforma o mundo: a alquimia das multidões. Tradução de Gian Bruni Grosso. São Paulo: Editora Senac, 2010.
PREECE, Jenny; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de Interação: além da interação homem-computador. Tradução de Viviane Possamai. Porto Alegre: Editora Bookman, 2007.

6.2. Bibliografia adicional

GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
MANOVICH, Lev. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación. Tradução de Oscar Fontrodona. Buenos Aires: Páidos, 2006.
NIELSEN, J. Designing Web Usability: The Practice of Simplicity. Indiana: New Readers Publishing, 2000.

7. Avaliação Processual

O conhecimento adquirido pelo aluno será avaliado através de:

  1. Elaboração e realização de projetos para internet, telefone celular ou novas tecnologias utilizando as técnicas aprendidas na disciplina.
  2. Participação em Aula e execução de exercícios. 40%
  3. Trabalho Interdisciplinar (avaliação das ferramentas de mídias digitais do projeto): 60%