Poéticas Experimentais

 

Período: 2o Semestre de 2013
Professor: Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand

Curso: Comunicação e Multimeios
Créditos: 03 - Horas/Aula: 51h. - Período: Vespertino

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1. Dados da Disciplina

Ementa da Disciplina:

Estudo e desenvolvimento de produções de poéticas que utilizam tecnologias emergentes e móveis.
Exercícios de criação artística.

Objetivo Gerais

1. Introduzir o aluno à prática da implementação de projetos na intersecção arte, ciência e tecnologia.
2. Estudar as possibilidades de produções artísticas com tecnologias de ambientes multiusuários e jogos.
3. Aplicar conhecimentos sobre a investigação teórica e aplicada da função estética das tecnologias emergentes.

Objetivo Específicos

No semestre, o aluno deverá:
1. Perceber a interface entre tecnologias emergentes e produção artística
2. Conhecer processos criativos e experimentais com tecnologias de ambientes multiusuários e jogos.
3. Realizar exercícios práticos de criação artística experimental em ambientes multiusuários.

Temas a serem tratados

1. Histórico da Arte e Tecnologia

  • Os princípios produtivos e estéticos das artes e ciências períodos históricos recentes com destaque para a comunicação multimidiática;
  • Características estéticas e científicas das produções artísticas dos Períodos Pré-Industrial, Industrial Mecânico, Industrial Eletroeletrônico;
  • Pop-art, op-art, vídeo arte, arte conceitual, foto realismo, arte cinética ou ótica, arte povera, minimal arte, arte da luz e laser, arte holográfica, arte e vídeo, arte postal e arte fax, arte com computadores, arte e a robótica, arte nas redes telemáticas e arte e mídias.

2. Processos criativos e experimentais com tecnologias de ambientes multiusuários e jogos.

3. Desenvolvimento laboratorial de projetos artísticos a partir do tema da disciplina

4. Exercícios de análise dos produtos artísticos criados em aula.

Metodologia

Aulas expositivas, com apresentação de conceitos centrais do universo de experimentação com mídias móveis, a partir de textos de artistas importantes neste universo. Exibição de documentários sobre o tema. Desenvolvimento de projeto experimental em grupo.

AULAS - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Aula 01 – Conteúdo Programático e Introdução

Aula 02 – História das Artes, Ciências e Tecnologia

Aula 03 – História das Artes, Ciências e Tecnologia

Aula 04 - Conceitos Básicos - Processing

Aula 05 - Variáveis e Funções - Processing

Aula 06 - Cores - Processing

Aula 07 - Trigonometria e Acesso Randômico - Processing

Aula 08 - If, Else, For e Função Void() - Processing

 

Aula 09 - Textos e Imagens - Processing

Aula 10 - Entrada de Dados - Mouse e Teclado

Aula 11 - Animação e Vídeo - Processing

Aula 12 - Poética dos Bancos de Dados

Aula 13 - Projeto de Poéticas - Exemplos

Aula 14 - Projeto de Poéticas - Proposta

Aula 15 - Projeto de Poéticas - Produção

Aula 16 e 17 - Apresentação do Projeto

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1. Livro - A Programming Handbook for Visual Designers and Artists - Casey Reas & Ben Fry.

2. Livro Processing - Processing: Creative Coding and Computational Art - Ira Greenberg

3. Livro Introdução a Programação Gráfica - Pedro Amado Traduzido.

4. Endereços Interessantes do Processing 01

5. Endereços Interessantes do Processing 02

 
 

Básica

BASTOS, Marcus et al (2010). Mediações, tecnologia e espaço público: panorama crítico da arte
em mídias móveis. São Paulo: Conrad.
LEMOS, André; e JOSBRILBERG (2009), Fábio. Comunicação e Mobilidade. Aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil. Brasília: Editora UnB.
MOREIRA, A. F. ; PACHECO, J. A. Redes Sociais, Comunicação, Organizações

 

Básica Complementar

Série (Pensamentos e Práticas – vol. 5), SP, Difusão Editora,2011.
BARTHES, Roland. Análise estrutural da narrativa. Rio de Janeiro: Vozes
PARENTE, André. Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. São Paulo. Editora 34. 1993.
WILSON, Stephen (2001). Information Arts: Intersections of Art, Science, and Technology. Cambridge, Massachusetts: MIT Press/Leonardo Books.
WEISS, S. Handheld Usability. EUA: John Willey Professionals, 2002  MOORES, Shaun. Media, Place and Mobility. London: Palgrave Mcmillian, 2012.
PARENTE, André. Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. São Paulo. Editora 34. 1993.
WILSON, Stephen (2001). Information Arts: Intersections of Art, Science, and Technology.