AV-013 — Tópicos Especiais: Projeto: criatividade e método:
Teorias dos Processos de Criação em Artes e Mídias - Turma A

Período: 2o Semestre de 2012
Professor: Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand

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1. Dados da Disciplina

Ementa da Disciplina:

Estudo da criação, desenvolvimento, representação, simulação e comunicação a partir dos artefatos culturais, estéticos, artísticos e tecnológicos e das ações cognitivas que permitam compreender o universo do pensamento visual no processo de projeto. 

Objetivo da Disciplina:

O curso oferecerá reflexões teóricas de base semiótica sobre os processos de criação e produção nas artes e nas mídias, para que esses percursos posam ser compreendidos em sua complexidade e diversidade de manifestações. De modo mais específico, os processos criativos serão discutidos e experienciados através de produções dos alunos e de outro artista escolhido como redes complexas em permanente construção. Serão desenvolvidos debates sobre a relevância e as implicações de se abordar os diferentes modos de comunicação sob o ponto de vista processual. Também serão elaborados trabalhos práticos visando a discussão e aplicação desta metodologia nos processos criativos das produções dos alunos. Este enfoque vem se mostrando necessário para abordagem de certas questões nas artes e nas mídias contemporâneas, que envolvem as relações entre produto e processos.

 

2. Metodologia

O curso será desenvolvido a partir de reflexões teóricas baseadas na metodologia semiótica e em análises das produções artísticas de vários artistas e nas produções dos alunos realizadas durante os laboratórios. Nas abordagens teóricas e práticas serão discutidos pontos como:

  • A relevância dos estudos sobre processos de produção/criação para o campo da comunicação e das artes;
  • As implicações das discussões das linguagens artísticas e mediáticas sob o ponto de vista de seus processos de produção como complexas redes de conexões em permanente mobilidade: abordagem relevante para certas questões contemporâneas, que envolvem a conceituação de autoria e a relação entre obra e processo;
  • As conexões de natureza geral e prática que articulam os processos comunicativos e que, por sua vez, propiciam a verificação das especificidades dos modos como esses nexos se atualizam nas manifestações artísticas e nas diferentes mídias;
  • Os insight, os procedimentos e as reflexões diante do ato produtivo/criativo fundamentado numa abordagem semiótica que possibilite observar este processo como uma rede sistêmica, inacabada e dinâmica de relações.

3. AULA A AULA - Material Disponível para Consulta

Aula 01 - Conteúdo Programático

Aula 02 - Arte e Tecnologia

Aula 03 - Arte e Tecnologia

Aula 04 - Analise do Guernica e David Hockney

Aula 05 - Holarquia do Pensamento Artístico

Aula 06 - Tramas da Redes - André Parente

Aula 07 - Laboratório dos Alunos

Aula 08 - Laboratório dos Alunos

Aula 09 - Laboratório dos Alunos

Aula 10 - Critica Genética

Aula 11 - Processo Criação - Semiótica

Aula 12 - Redes de Criação

Aula 13 - Processo Criativo Giacometti

Aula 14 - Processo Criativo Giacometti

Aula 15 - Apresentação Final da Disciplina

Aula 16 - Apresentação Final da Disciplina

Aula 17 - Finalização da Disciplina

 

3. METODOLOGIA

O curso será desenvolvido a partir de reflexões teóricas baseadas na metodologia semiótica e em análises das produções artísticas de vários artistas e nas produções dos alunos realizadas durante os laboratórios. Nas abordagens teóricas e práticas serão discutidos pontos como:

  • A relevância dos estudos sobre processos de produção/criação para o campo da comunicação e das artes;
  • As implicações das discussões das linguagens artísticas e mediáticas sob o ponto de vista de seus processos de produção como complexas redes de conexões em permanente mobilidade: abordagem relevante para certas questões contemporâneas, que envolvem a conceituação de autoria e a relação entre obra e processo;
  • As conexões de natureza geral e prática que articulam os processos comunicativos e que, por sua vez, propiciam a verificação das especificidades dos modos como esses nexos se atualizam nas manifestações artísticas e nas diferentes mídias;
  • Os insight, os procedimentos e as reflexões diante do ato produtivo/criativo fundamentado numa abordagem semiótica que possibilite observar este processo como uma rede sistêmica, inacabada e dinâmica de relações.


3. Bibliografia Básica

1. BERNARDET, Jean-Claude. “O processo como obra”. Mais ! Folha de S. Paulo. 13.07.2003.
2. COLAPIETRO, Vincent. Peirce’s approach to the self: a semiotic perspective on human subjectivity. New York, State University of New York, 1989.
3. COLAPIETRO. V. “The loci of creativity: fissured selves, interwoven practices” . Em Manuscrítica – Revista de crítica genética 11. São Paulo: Annablume, 2003.
4. DAVIS, Douglas. Art and the future: a history - prophecy of collaboration between Science, Technology and Art. New York: Praeger Publishers, 1973.
5. HILDEBRAND, Hermes Renato. As Imagens Matemáticas. São Paulo: Tese de doutoramento apresentada no Programa de Comunicação e Semiótica de PUCSP, 2002.
6. ______________. Uma Arte de Raciocinar. In: Libero. São Paulo: Casper Libero, Ano V, Vol. 5, no. 9-10, p. 40-55, 2002. 
7. HILDEBRAND, Hermes Renato; FOGLIANO, Fernando; SOGABE, Milton; LEOTE, Rosangela. “O Sistema como Obra”. In: SILVA, Sandra Regina da. (Org.). O Sistema como Obra. Porto Alegre, 2004.
8. HILDEBRAND, Hermes Renato; OLIVEIRA, Andréia Machado. Uma concepção sistêmica da obra de arte na contemporaneidade. In 19o. ANPAP - Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas. 2010.
9. KITTLER, Friedrich. A história dos meios de comunicação. In: Lúcia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
10. LAURENTIZ, Paulo. A holarquia do pensamento artístico. Campinas: Editora da Unicamp, 1991. 
11. LORD, James. Um retrato de Giacometti. Trad. de Célia Euvaldo. São Paulo: Iluminuras, 1998.
12. LOTMAN, Iuri. La semiosfera II: semiótica de la cultura, del texto, de la conducta y del espacio. Seleccion y traducción del ruso por Desiderio Navarro. Madrid: Ediciones Cátedra, 1998.
13. PARENTE, André. (org.) Tramas da rede. Porto Alegre: Sulina, 2004.
14. ROSENTHAL, Mark. Understanding installation art: from Duchamp to Holzer. Nova York: Prestel, 1988.
15. SALLES, Cecilia A. Crítica Genética: Uma (nova) introdução. São Paulo: Educ, 2000.
16. ______________. Gesto Inacabado. São Paulo: Annablume, 3ª ed. 2002.
17. VIEIRA, Jorge de A. e SANTAELLA, Lúcia. Metaciência como guia da Pesquisa: uma proposta semiótica e sistêmica. São Paulo: Editora Mérito, 2008.
18. ZIELINSKI, Siegfried. A arqueologia da mídia. In: Leão, Lúcia (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Ed. SENAC, 2005.
19. ZULAR, Roberto. (org.). Criação em processo – Ensaios de crítica genética. São Paulo: Iluminuras, 2002. 

 

4. Avaliação

A avaliação será realizada a partir de seminários, apresentação das produções artísticas dos alunos e reflexão sobre as produções através de uma monografia.