Manipulação de Imagem

Professor: Hermes Renato Hildebrand
Semestre: Primeiro Semestre de 2019
Horário: 4ª feira

Créditos: 3
Carga Horária: 68 horas

Conteúdo Programático em pdf.

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1. OBJETIVOS E EMENTA DA DISCIPLINA

Ementa e Objetivos Gerais:
Imagem digital e suas possibilidades mediativas. O processo de percepção a partir dos meios digitais. O estatuto da fotografia digital e o realismo fotográfico. Criação, captação e manipulação de imagens. A linguagem fotográfica digital. Subsídios necessários para manipulação de imagens.

Objetivos Específicos:

  • Reconhecer o estatuto da imagem digital;

  • Desenvolver a habilidade instrumental no uso de programas digitais;

  • Conhecer e reconhecer diferentes estruturas para a construção de imagens digitais;

  • Compreender a lógica do funcionamento dos softwares, visando uma postura de aprendizagem autônoma;

  • Saber usar softwares para produzir imagens adequadas a um conceito.

  • Articular diferentes processos de produção de imagem;

  • Buscar novas representações a partir das tecnologias digitais e no emprego de novas técnicas para a reprodução de procedimentos analógicos no contexto digital.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Imagem digital.
  • Processo de criação da imagem digital.
  • Imagem digital, fotomontagem, colagem e remix.
  • Ferramentas computacionais para manipulação de imagem:

    1. Ferramentas básicas do Photoshop: a barra de opções; visualização de imagens; a janela de navegação; definição de critérios de exibição; como exibir as informações de um arquivo; as paletas móveis  e os menus de contexto.

    2. As seleções: as ferramentas de seleção, marcas; lasso e a magic wand.

    3. Como trabalhar com a ferramenta de seleção:comando color range; comandos e ajustes de borda e recortes.

    4.  Como trabalhar com camadas: a paleta de layers; criando e agrupando camadas; background; criar novas imagens a partir de uma camada; ajuste de opacidade e modos de mesclagem; máscaras de camada.

    5.  Textos e efeitos especiais em camadas: type layer; criando textos;

    6. Converter e editar textos; formatação especial; visualização do texto; efeitos especiais de distorção e conversão de textos.

    7.Cores, pintura e edição: cor no Photoshop; modos de cor (Bitmap, Grayscale, Duotone, Indexed Color, RGB Color, CMYK Color, Lab Color, Multichannel, HSB;  Paleta Coor; ferramentas e os recursos de pintura.

    8.  Retoques, efeitos e correções de cores: retoques; correções de tonalidade e de cor; ajuste do balanço de cores; passos iniciais do ajuste de cor.

    9.  Filtros: características de a Aplicação; dicas para a geração de efeitos e comando liquify.

2. AULA A AULA - MATERIAL DISPONÍVEL PARA CONSULTA 

Aula 01: Introdução Conteúdo Programático e Imagens
Apresentação da disciplina, Conteúdo Programático e sistema de avaliação. Introdução às Questões Fundamentais da Disciplina.​​​​​
Aula 02: Portfólio e Introdução ao Photoshop
Apresentação do Photoshop.
Aula 03: Introdução ao Photoshop - Camadas
Como recortar imagens para fazer colagem utilizado camadas.
EXERCÍCIO 01: (Ver exemplos) Fazer uma colagem com pelo menos 3 images de
arquivos diferentes. .
Aula 04: Uso de Cores
Conceitos sobre Cores e Ferramentas de Manipulação de Cores

EXERCÍCIO 02: Ver exemplo. Criar efeitos de cores utilizado máscaras 
Aula 05: Uso de Máscaras e Efeitos de Cores
Conceitos sobre Cores e Ferramentas de Manipulação de Cores

EXERCÍCIO 03: (Ver exemplo) Capturar uma imagem e destacar uma elemento com cor.
Aula 06: Conceito de Diagramação
Conceito de Enquadramento – Regra do Terço – Seção Áurea e Série de Fibonacci.

EXERCÍCIO 04: A partir do tema "EU" realizar um cartaz o tamanho 50 por 70 cms
utilizado apenas imagens. Selecionar as imagens 
de acordo com suas características pessoais. 
Aula 07: Conceito de Diagramação de Imagens
Conceitos de Diagramação de imagens e Textos
EXERCÍCIO 5: Regra de Diagramação - A partir do Tema "EU" realizar uma composição visual utilizado as
leis da diagramação geral (unidade e ritmo) e específicas (proximidade, alinhamento, repetição, contraste e equilíbrio).
Escolha as imagens de acordo com suas características e interesses pessoais.
Aula 08: Conceito de Diagramação de Imagens e Textos
Ferramentas de elaboração de Texto com o Photoshop.
EXERCÍCIO 6: Elaborar um cartaz ou uma capa de livro utilizando imagens e textos.
Escolha as imagens e os textos de acordo com um tema LIVRE. Uma sugestão
é a reelaboração de um cartaz de um filme ou a capa de um livro que você tenha gostado.
Aula 09: Conceitos de Ponto de Vista  - Atividade com História das Artes
Apresentar conceitos sobre perspectiva linear (geometria euclidiana e não euclidiana). 
EXERCÍCIO 7: (Ver exemplos) Elaborar uma imagem utilizado várias potos de vista diferente.
Pelo menos dois potos de vista.  
Aula 10: Correção de Imagens - Contrastes e Brilhos
Correções automáticas e níveis de correção de brilho, contraste e cores.
EXERCÍCIO 8: (Ver exemplos) Corrigir (brilho, contraste, cores e defeitos) imagem antiga.
Aula 11: Pintura de Imagem
Definir imagem para ser pintada. Utilizar ferramentas do Ilustrator
EXERCÍCIO 8:
 (Ver exemplos) Pintar um desenho.
Aula 12: Elaboração de Desenho Vetorizado a partir de Foto
Transformar uma fotografia em imagem com vetores e trabalhar o conceito de Curvas de Bézier com o Photoshop.
EXERCÍCIO 9: Transformar imagem fotográfica em imagem desenhada e depois colorir.
Aula 13: Modelos (Brushes, Paths e Styles)
Utilizar Brushes, Paths e Styles.
EXERCÍCIO 10: Produzir imagem com utilizado Brushes, Paths e Styles.
Aula 14: Efeitos Especiais
Capturar uma imagem e utilizar efeitos especiais como liquify, filtros, ...
EXERCÍCIO 11: Utilizar uma imagem capturada com máquina ou celular e realizar
intervenções com efeitos especiais. Ver tutoriais na Internet.
Aula 15: Projeto Final - Ensaio Fotográfico - Atividade Interdisciplinar
Aula 16: Projeto Final - Ensaio Fotográfico - Atividade Interdisciplinar
Aula 17: Entrega do Trabalho Final

3. Bibliografia

3.1. Bibliografia Básica

  1. BAMBOZZI, Lucas; BASTOS, Marcus Vinicius Fainer; MINELLI, Rodrigo. (Orgs.) Mediações, tecnologia e espaço público: panorama crítica da arte em mídias móveis.São Paulo: Conrdad, 2010. 
  2. COUCHOT, Edmond.  Da representação à Simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In: PARENTE, André (org). Imagem-Máquina. A era das tecnologias do virtual.4ª ed. São Paulo, Ed. 34, 2011. 
  3. MACHADO, Arlindo. Arte e mídia.3ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.  

3.2. Bibliografia Adicional

  1. FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia.São Paulo: Annablume, 2011. 
  2. MANOVICH, Lev. The Language of New Media.Cambridge, MIT Press, 2001. 
  3. PARENTE, André (Org). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. 3ª ed. São Paulo: Editora 34. 2001. 
  4. ROYO, Javier. Design Digital.São Paulo: Edições Rosari, 2008.
  5.  WUNDER, Alik. Fotografias como exercícios de olhar. In: 29ª. Reunião Anual da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Minas Gerais, Caxambú: Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT16-2359--Int.pdf

3.3. Outras Bibliografias

  1. BAMBOZZI, Lucas. A era do "ready-made" digital. In: MACIEL, Katia; PARENTE, Andre Parente (Orgs.) Redes Sensoriais: Arte, Ciência, Tecnologia.Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2003.
  2. BAMBOZZI, Lucas. O fenômeno da manipulação de imagens.Disponível em: http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/2555,1.shl. Acesso 08/02/2011.
  3. BEIGUELMAN, Giselle.A imagem entre-linguagens. Disponível em: http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/2866,1.shL. Acesso 08/02/2011.
  4. DALY, Tim. FELIPE, Sergio. JACINTO, Marta. Fotografia digital: um guia prático. Lisboa, 2000.
  5. GORDON , Bob e GORDON, Maggie. O guia completo do design gráfico digital.Lisboa: Livros e Livros, 2003.
  6. LUCIANO. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística.São Paulo: Annablume, 2000.
  7. MAY, Alex. Multimedia: fotografia digital.Porto: DKCivilizacao, 2004.
  8. MITCHELL, William J. The reconfigured eye: visual truth in the post-photographic era. Cambridge, 1992.

4. Avaliação Processual

Exercícios realizados nas aulas: 60%
Trabalho Prático Final Impresso: 40%