Desenho Vetorial – Multimeios

Professor: Hermes Renato Hildebrand
Semestre: 2o semestre de 2012
Horário: 3ª feira, das 13h30 às 16h00
Créditos: 3
Carga Horária: 255 horas

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1. Dados da Disciplina

Ementa da Disciplina:

A disciplina busca desenvolver os princípios básicos da imagem digital e suas possibilidades de comunicação gráfica. Conhecimento técnico inerente à produção de imagens. Meios de produção e suas possibilidades. Imagem digital vetorial. Habilidade no uso dos meios computadorizados de produção de imagem.

Objetivo da Disciplina:

  • Compreender as novas mídias e o processo de produção de imagens;
  • Conhecer os princípios básicos da imagem digital vetorial;
  • Conhecer as características desse tipo de imagem;
  • Compreender a lógica do funcionamento dos softwares;
  • Desenvolver postura de aprendizagem autônoma;
  • Saber produzir imagens adequadas a um conceito;
  • Saber utilizar diferentes processos de produção de imagem;
  • Saber como se atualizar sobre este assunto.

Conteúdo da Disciplina:

  • Imagem e realidade;
  • Imagem digital e fotomontagem;
  • Ferramentas computacionais para manipulação de imagens digitais;
  • Criação de imagens manipuladas através de softwares vetoriais.

 

2. Metodologia

O curso será desenvolvido a partir de reflexões teóricas baseadas na metodologia semiótica e em análises das produções artísticas de vários artistas e nas produções dos alunos realizadas durante os laboratórios. Nas abordagens teóricas e práticas serão discutidos pontos como:

  • A relevância dos estudos sobre processos de produção/criação para o campo da comunicação e das artes;
  • As implicações das discussões das linguagens artísticas e mediáticas sob o ponto de vista de seus processos de produção como complexas redes de conexões em permanente mobilidade: abordagem relevante para certas questões contemporâneas, que envolvem a conceituação de autoria e a relação entre obra e processo;
  • As conexões de natureza geral e prática que articulam os processos comunicativos e que, por sua vez, propiciam a verificação das especificidades dos modos como esses nexos se atualizam nas manifestações artísticas e nas diferentes mídias;
  • Os insight, os procedimentos e as reflexões diante do ato produtivo/criativo fundamentado numa abordagem semiótica que possibilite observar este processo como uma rede sistêmica, inacabada e dinâmica de relações.

3. AULA A AULA - Material Disponível para Consulta

Aula 01 - Processo de Criação;
Aula 02 - Design Gráfico e Novas mídias;
Aula 03 - Introdução e Tratamento de Imagem Vetorial
Aula 04 - Desenhando e manipulando formas geométricas (retângulos, quadrados, elipses círculos, polígonos e estrelas);
Aula 05 - Selecionando, redimensionando, rotacionando e inclinando objetos;
Aula 06 - Desenhando e manipulando formas irregulares e aplicando preenchimento uniforme, gradiente e alterando atributos do contorno;
Aula 07 - Elaborando textos e efeitos especiais utilizando textos;
 
Aula 08 - Produzindo efeitos especiais (mistura interativa, extrusão, lente e envelope interativo)
Aula 09 - Produzindo efeitos especiais (mistura interativa, extrusão, lente e envelope interativo)
Aula 10 - Utilizando formatos (soldar,aparagem,simplificar e intersecção);
Aula 11 - Manipulando nós e contornos para realização de desenhos livre;
Aula 12 - Aplicar efeitos especiais a bitmaps;
Aula 13 - Tipos e Formatos de arquivos Vetoriais.
Aula 14 - Exercicio Final (HQ)
Aula 15 - Exercicio Final (HQ)
Aula 16 - Exercicio Final (HQ)

 

 

3. BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, Projeto e Destino, Editora Ática, 2000, PP. 115-123.
BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997. 192.
Manuais dos programas utilizados.
DALY, Tim. FELIPE, Sergio. JACINTO, Marta. Fotografia digital: um guia pratico.
GOSNEY, M. & ODAM, J. & BENSON, J. Design em Preto & Branco para Computadores. São Paulo, L&PM, 1996.
GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto. São Paulo, Escrituras Editora, 2000.
HOLTZSCHUE, Linda; Noriega, Edward. Design Fundamentals for the Digital Age, John Wiley Trade, 1997. MAY, Alex. Multimedia: fotografia digital - Porto: DK Civilizacao, 2004.
MANOVICH, Lev. The language of new media - Cambridge: MIT Press, 2001.
MITCHELL, William J. The reconfigured eye: visual truth in the post-photographic era Cambridge, 1992.
MUNARI, Bruno. (1988). Das coisas nascem coisas. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora.
VILLAS-BOAS, André (2000). O que é [e o que nunca foi] design gráfico. 2AB. 
WONG, W. Princípios de forma e desenho, São Paulo: Martins Fontes, 1998. 
WILLIAMS, Robin. Design para quem não é Design. São Paulo, Callis, 1995.


4. Avaliação

O conhecimento adquirido pelo aluno será avaliado através de:

  1. Participação em Aula e execução de exercícios.
  2. Projetos utilizando as técnicas apreendidas no curso. Desenvolvimento de uma História em Quadrinhos.