Desenho Conceitual e Storyboard
Módulo Design, Modelagem e Animação de Games

Professor: Hermes Renato Hildebrand
Semestre: 1o semestre de 2015
Horário: 5ª feira, das 10h55 às 12h45
Créditos: 3
Carga Horária: 40 horas semestrais
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1. Dados da Disciplina

Ementa da Disciplina:

A disciplina apresenta as noções fundamentais do desenho de observação (a partir de técnicas clássicas de representação), estruturando o caminho para a análise, discussão e desenvolvimento de desenhos do tipo Conceptual Artwork e Storyboard.

Apresenta as técnicas clássicas enfocando forma, luz, sombra, volume, textura, perspectiva, planos, etc. Apresenta a utilização das técnicas de desenho a lápis, a cera, em cores (lápis e cera), direcionados para a ideia de desenhos conceituais de ambientes e objetos, como etapa primordial da concepção de games.

Introduz noções básicas da linguagem visual utilizada na produção das histórias em quadrinhos, enfocando sua utilidade como esboços conceituais e storyboard. Apresenta, analisa e discute exemplos clássicos de produções de games que se estruturaram conceitualmente a partir do pensamento desenhado (como, exemplo, a saga digital do game Myst, e o caso cinematográfico do filme O quinto elemento que virou game). As atividades pedagógicas estimulam a produção de projetos individuais desenhados que apresentem a concepção de objetos e ambiente para games, ao modo de Relatório de Design ou Portfólio.

Objetivo da Disciplina:

Ao final da atividade didático-pedagógica, o aluno estará apto a:
  1. Identificar os elementos principais do desenho de observação e do desenho de conceito;
  2. Reconhecer a necessidade de planejamento visual do jogo através dos desenhos conceituais;
  3. Classificar as diversas técnicas e estratégias de Storyboard e Arte Conceitual para jogos;
  4. Aplicar os conhecimentos e habilidade adquiridos em projeto individual e coletivo;
  5. Compreender a dinâmica do trabalho artístico aplicado ao universo da concepção e produção de games;

 

2. Metodologia

Aulas expositivas, de desenho orientado, de desenho livre, aulas ao ar livre (desenho de observação), visitas orientadas e assistidas a exposições de arte e museus. Atividades com Softwares de desenho em Computator.


3. AULA A AULA - Material Disponível para Consulta

Aula 01 - Introdução ao Desenho a Mão Livre;
Aula 02 - Desenho em Perspectiva;
Aula 03 - Desenho - Traço;
Aula 04 - Desenho - Luz e Sombra;
Aula 05 - Desenho - Corpo Humano - Olhos Nariz;
Aula 06 - Desenho - Corpo Humano - Boca e Rosto;
Aula 07 - Desenho - Corpo Humano
 
Aula 08 - Desenho de Personagem
Aula 09 - Desenho de Cenário
Aula 10 - Conceptual Artwork
Aula 11 - Conceptual Artwork
Aula 12 - StoryBoard
Aula 13 - StoryBoard
Aula 14- Croquis
Aula 15 - Croquis
Aula 16- Exercício Final (HQ)

 

 

3. BIBLIOGRAFIA

QUERINO, Ivan. Curso Básico de Desenho Artístico. São Paulo: ADS,
DONIS E DONIS. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo. Martins Fontes, 2003.
PARDEW, L. Basic Drawing for Games. Boston. Ed. Premier Press Thomson Course Technology PTR, 2005.
__________. Beginning Illustration and Storyboarding for Games. Boston. Ed. Premier Press Thomson Course Technology PTR, 2004.
ARNHEIN, R. Arte e Percepção Visual: Uma Psicologia da Visão Criadora. São Paulo. EDUSP/Pioneira, 1989.
OZAWA, T. How to Draw Anime & Game Characters, Vols. 1-5. Tokyo. Graphic-Sha, 2001.
ARGAN, Giulio Carlo, Projeto e Destino, Editora Ática, 2000, PP. 115-123.
BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.
GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto. São Paulo, Escrituras Editora, 2000.
WONG, W. Princípios de forma e desenho, São Paulo: Martins Fontes, 1998. 
WILLIAMS, Robin. Design para quem não é Design. São Paulo, Callis, 1995.


4. Avaliação

Serão considerados aprovados os alunos que tiverem média maior ou igual a 5,0 (cinco) e freqüência superior a 75% das aulas.

O professor poderá utilizar uma ou mais de uma das estratégias listadas a seguir: Seminário de Avaliação de Processo; Trabalhos Intra-Classe; Trabalhos Extra- Classe (desenhos de observação); Monografias (Projeto de Esboços Conceituais); Pesquisa de Campo; Exercícios de Desenhos em Aula.