Construct 3 - Tutoriais

Professor: Hermes Renato Hildebrand e Francisco Escobar
 

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1. Dados do Curso

Ementa do Curso:

O Curso busca desenvolver os princípios básicos para desenvolvimento de Jogos 2D a partir do software Construct 3. Conhecimento técnico relativos à produção de imagens, animações e desenvolvimento de interfaces de jogos.

Objetivo da Disciplina:

  • Compreender as novas mídias e o processo de produção de imagens;
  • Conhecer os princípios básicos da imagem digital vetorial;
  • Conhecer as características desse tipo de imagem;
  • Compreender a lógica do funcionamento dos softwares;
  • Desenvolver postura de aprendizagem autônoma;
  • Saber produzir imagens adequadas a um conceito;
  • Saber utilizar diferentes processos de produção de imagem;
  • Saber como se atualizar sobre este assunto.

Conteúdo da Disciplina:

  • Elaboração de Imagens a partir dos softwares photoshop e ilustrator
  • Modelagem 
  • Conceitos sobre Narrativa
  • Tutorias para uso da ferramenta Construct

2. Metodologia

O curso será desenvolvido a partir de reflexões teóricas baseadas na metodologia semiótica e em análises das produções artísticas de vários artistas e nas produções dos alunos realizadas durante os laboratórios. Nas abordagens teóricas e práticas serão discutidos pontos como:

  • A relevância dos estudos sobre processos de produção/criação para o campo da comunicação e das artes;
  • As implicações das discussões das linguagens artísticas e mediáticas sob o ponto de vista de seus processos de produção como complexas redes de conexões em permanente mobilidade: abordagem relevante para certas questões contemporâneas, que envolvem a conceituação de autoria e a relação entre obra e processo;
  • As conexões de natureza geral e prática que articulam os processos comunicativos e que, por sua vez, propiciam a verificação das especificidades dos modos como esses nexos se atualizam nas manifestações artísticas e nas diferentes mídias;
  • Os insight, os procedimentos e as reflexões diante do ato produtivo/criativo fundamentado numa abordagem semiótica que possibilite observar este processo como uma rede sistêmica, inacabada e dinâmica de relações.

3. AULA A AULA - Material Disponível para Consulta

Aula 01 - Desenho utilizando Photoshop;
Aula 02 - Desenho utilizando Ilustrator;
Aula 03 - Introdução às Ferramentas do Construct 3
Aula 04 - Criação de Cenário
Aula 05 - Criação de Personagem
Aula 06 - Configuração do Jogo;
Aula 07 - Configuração do Jogo ... Continuação
Aula 08 -  Configuração do Jogo ... Continuaçã
Aula 09 -  Configuração do Jogo ... Continuação
Aula 10 -  Configuração do Jogo ... Continuação
Aula 11 -  Configuração do Jogo ... Continuação
Aula 12 -  Configuração do Jogo ... Continuação

3. BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, Projeto e Destino, Editora Ática, 2000, PP. 115-123.
BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997. 192.
Manuais dos programas utilizados.
DALY, Tim. FELIPE, Sergio. JACINTO, Marta. Fotografia digital: um guia pratico.
GOSNEY, M. & ODAM, J. & BENSON, J. Design em Preto & Branco para Computadores. São Paulo, L&PM, 1996.
GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto. São Paulo, Escrituras Editora, 2000.
HOLTZSCHUE, Linda; Noriega, Edward. Design Fundamentals for the Digital Age, John Wiley Trade, 1997. MAY, Alex. Multimedia: fotografia digital - Porto: DK Civilizacao, 2004.
MANOVICH, Lev. The language of new media - Cambridge: MIT Press, 2001.
MITCHELL, William J. The reconfigured eye: visual truth in the post-photographic era Cambridge, 1992.
MUNARI, Bruno. (1988). Das coisas nascem coisas. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora.
VILLAS-BOAS, André (2000). O que é [e o que nunca foi] design gráfico. 2AB. 
WONG, W. Princípios de forma e desenho, São Paulo: Martins Fontes, 1998. 
WILLIAMS, Robin. Design para quem não é Design. São Paulo, Callis, 1995.

4. Avaliação

O conhecimento adquirido pelo aluno será avaliado através de:

  1. Participação em Aula e execução de exercícios.
  2. Projetos utilizando as técnicas apreendidas no curso. Desenvolvimento de uma História em Quadrinhos.